Data de postagem: Aug 28, 2020 4:44:1 PM
Aconteceu no dia 26 de agosto sob nossa mediação mais uma live da Ação Formativa 2020. Gostaríamos de agradecer a todas/os que puderam assistir simultaneamente e portanto participar por meio de comentários e perguntas. Deixamos aqui o link para que aqueles/as que não puderam assistir de forma síncrona, reserve um tempo em suas agendas e o façam.
A Professora Dra. Vera Peroni da UFRGS, nos presenteou com uma fala bastante elucidativa em relação as chamada Parcerias-Público-Privado.
Contou-nos um pouco sobre como os empresários da educação buscam impregnar suas ideias e ideais mercantilistas no chão das salas de aula, promovendo a precarização das condições de trabalho dos docentes e principalmente aumentando as desigualdades sociais que são aprofundadas com a "pseudo" normalidade do uso das tecnologias.O Brasil vive um momento histórico muito difícil, um verdadeiro flagelo social. Em que o trabalhador precisa escolher entre sair para trabalhar e ter o que comer e com isto adoecer por um vírus que ainda não tem uma vacina ou ficar em casa sem ter o que comer e não ser contaminado por este vírus que para alguns se apresentará de forma letal.Tem pelo menos dois meses que as políticas dirigidas a saúde em nosso pais parecem ignorar os mais de 3.669.995 casos e 116.580 mortes pela Covid-19.E agora mais recentemente acabou de sair uma pesquisa que que mostra que mais de 4 milhões de adultos e pelo menos 1 milhão de crianças ficaram sem renda por causa da morte do idoso que residia na casa e era a única fonte financeira da família.Soma –se a isto uma retórica criminosa que ecoa o tempo todo por um dos principais veículos de comunicação do Brasil, veiculo este que nunca teve o menor compromisso com verdade.Mas o fato é que esta TV que ha alguns meses se dedica a denunciar todas os dias as ações desastrosas tomadas no plano federal, nos últimos dias passou a defender e ajudar a construir pelo menos uma das bandeiras do atual governo federal e estadual, qual seja: que o brasil precisa combater um inimigo, o servidor público.O Brasil precisa combater a mim, a professora Vera , e principalmente você servidor publico que é Inspetor Escolar , Especialista da Educação, Diretor de Escola, Professor ou funcionários de uma escola.
Não são os empresários da educação que estão salvando a educação do Brasil e nem estão na linha de frente, mas são os professores, especialistas da educação, diretores, ASBs, principalmente das escolas públicas, que estão se reiventando a despeito de todos os ataques, financeiros, pessoais e profissionais que sofrem.
Assista o vídeo da Profa. Vera Peroni: Clique aqui (facebook.com/supervisores)
O vídeo também pode ser visto em Ação Formativa 2020: (Amie.net.br/acao-formativa)