A AFOR, Ação Formativa - integrada por ACSE (MS), AIERGS (RS), AMIE (MG), AOESC (SC), APIES (RJ), ASESC (SC), ASFOE (RJ), ASISEAL (AL), ASSERS (RS) e SINDESPE (MG) - promoveu o CONNAFOR - Congresso Nacional da Ação Formativa, com o tema Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional: desafios da formação, reflexão sobre a práxis e a defesa da valorização profissional.
Evento realizado de 7 a 9 de agosto/2023, no Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte.
(Clique aqui para ver o card de divulgação)
- O desafio da formação dos profissionais da educação frente aos problemas atuais
Profª. Drª. Catarina de Almeida Santos (UnB/DF)
- Formação, práxis, valorização dos especialistas através de diferentes olhares e lugares
Rosane Zan - Coordenadora do DESPE/CNTE; Liliane Giordani - Diretora da FACED/UFRGS; Isabella Cavalcante Martins - Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica de MG. Virtualmente: Conselheira Nacional Amábile Aparecida Pacios - CNE
- LDB 9394/96 e os desafios do tempo presente: trajetória normativa da formação dos trabalhadores em educação
Professora Mestra Rosimeri Jorge da Silva (ASESC/SC)
- Parlamentares e as perspectivas das políticas públicas para garantir qualidade na educação e valorização profissional.
Deputada Federal Dandara Tonantzin (PT/MG); Deputada Estadual de MG Ana Paula Siqueira (REDE); Deputada Estadual de MG Lohanna França (PV); Deputado Estadual de MG Professor Wendel Mesquita (Solidariedade). Virtualmente: Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT/RS) e Deputada Federal Maria do Rosário (PT/RS).
- Políticas educacionais: um território em disputa – público x privatização – educação mercantilista
Presidente da AMIE, Mestra Inspetora Escolar Geovanna Passos Duarte (AMIE/MG)
- Intencionalidade pedagógica na gestão: por uma práxis transformadora
Professora Dra. Rosangela Ferini Chede (Pesquisadora Paideia UNICAMP/SP)
- O parlamentar e a defesa dos especialistas
Deputado Estadual de MG Roberto Cupolillo (Deputado Betão, PT)
- Os desafios na Educação Básica: PNE, FUNDEB Permanente e Novo Ensino Médio
Prof. Dr. Daniel Cara (USP/SP)
- Inspeção, Orientação e Supervisão, identidade e pertencimento: Quem somos?
Mestra Nina Rosa Ventimiglia Xavier (Presidente da ASSERS/RS)
- Novo Ensino Medio: Revoga ou não?
Professor Dr. Jéferson Silveira Dantas (USFC/SC)
- A Escola que queremos
Professor Dr. Daniel Bruno Momoli (UFPEL/RS)
ACSE - Associação Campo-grandense de Supervisores Escolares
AIERGS - Associação dos Inspetores de Ensino do Rio Grande do Sul
AMIE - Associação Mineira de Inspetores Escolares
AOESC - Associação dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina
APIES - Associação de Professores Inspetores Escolares do Estado do Rio de Janeiro
ASESC - Associação dos Supervisores Escolares de Santa Catarina
ASFOE - Associação Fluminense dos Orientadores Educacionais
ASISEAL - Associação dos Inspetores Educacionais dos Sistemas de Ensino de Alagoas
ASSERS - Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
SINDESPE - Sindicato dos Especialistas em Educação de Minas Gerais
A Ação Formativa surgiu em 2020 da necessidade constatadas pelas entidades representativas dos profissionais da educação num período atípico, que se configura pela pandemia de COVID-19, e que trouxe consigo a necessidade do isolamento social. Uniram-se em torno desse projeto as seguintes associações e sindicato: ACSE (MS), AIERGS(RS), AMIE(MG), AOESC (SC), APIES (RJ), ASESC (SC), ASFOE (RJ), ASISEAL (AL), ASSERS (RS) e SINDESPE (MG).
Em 2021 foram realizadas lives e o curso Conscientização e pesquisa sobre as práxis dos profissionais da educação com seminários transmitidos ao vivo pelo Youtube, atividades em turmas e através da plataforma Moodle, uma realização da Ação Formativa 2021, Universidade Federal de Santa Catarina e GPDIM Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e suas Multidimensões, com apoio do Programa de Pós-graduação em Educação/UFSC e Centro de Ciências da Educação/UFSC.
A Ação foi planejada com a finalidade de atendermos as determinações da área da saúde, quanto ao distanciamento social, utilizando as redes sociais, ferramentas virtuais e aplicativos.
As atividades visam atualizar e subsidiar a práxis de inspetores, orientadores educacionais e supervisores de educação.