Data de postagem: Jan 11, 2021 1:21:15 PM
Dizemos não a contaminação de nossos jovens.
Nota Pública do FEPEMG – Pelo Adiamento do ENEM
O ano de 2020 foi um verdadeiro desafio para a educação brasileira. A pandemia do Coronavírus aliada aos ataques do governo Bolsonaro colocaram à prova nossa capacidade de organização e luta. Apesar dos desafios, este foi um ano em que conseguimos impor diversas derrotas aos que atacam a escola pública, sendo que a maior delas foi a grande vitória da aprovação do novo FUNDEB Permanente, com CAQ e com a destinação de verba pública exclusivamente para a escola pública.
Outra vitória importante, fruto de uma ampla mobilização estudantil foi a conquista do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio. Com a pressão desse segmento, o governo cedeu e lançou uma enquete consultando a opinião dos estudantes sobre a melhor data para a realização da prova. Porém, apesar da grande maioria ter votado pela realização da prova em maio, o governo decidiu realizar a prova nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.
Estamos passando por um novo período de crescimento no número de casos da COVID-19 que já matou mais de 200 mil brasileiros e brasileiras e que está sendo tratada pela necropolítica dos governantes como uma “gripezinha”. O governo inimigo do povo brasileiro está há mais de 10 meses tratando nossas vidas como mercadoria. Ignorando a ciência e incentivando o uso de medicamentos que não resolvem o problema mas que dão lucros milionários aos seus amigos. Enquanto países como Reino Unido, Estados Unidos e até a nossa vizinha Argentina já começaram a vacinação, em nosso país não temos um plano efetivo e faltam seringas para possibilitar as vacinas.
A pandemia jogou ainda milhões de pessoas no desemprego e na miséria. Porém, Bolsonaro declarou que não pode fazer nada, que o país está quebrado, como se ele não fosse o principal responsável pela miséria que vive o nosso povo. Impor a realização do ENEM nessas condições contribui para o aumento das desigualdades sociais em nosso país, além disso, coloca em risco a vida dos nossos estudantes que podem se contaminar e contaminar seus entes queridos.
Nós do FEPEMG queremos que os inscritos possam fazer o ENEM com segurança, sem colocar vidas em risco. Por isso, conclamamos a todos a se manifestarem defendendo a vida e exigindo o adiamento do ENEM para quando tivermos vencido essa Pandemia.
Falta pouco. Cuide-se.
Minas Gerais, 9 de janeiro de 2021.
FEPEMG – Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais