Data de postagem: Jun 08, 2021 2:54:35 PM
Os encontros do curso abordam a trajetória de Paulo Freire em perspectiva histórica, suas experiências pedagógicas no Brasil, sua perseguição pela ditadura militar em 1964, seu exílio em diferentes países, seu pensamento, suas conexões com o antirracismo, o feminismo e o marxismo; e também seu legado para a educação brasileira hoje.
O curso é uma homenagem ao centenário de Paulo Freire, que completaria 100 anos no dia 21 de setembro de 2021. Ultimamente, o educador tem sido atacado pelo discurso de ódio de correntes autoritárias. Os organizadores do curso pretendem demonstrar o caráter democrático e emancipador da pedagogia freiriana, razão pela qual não costuma ser bem-recebida entre simpatizantes da ditadura.
Estão abertas as inscrições para o curso "100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie", uma realização da Universidade Emancipa (movimento social) com a Universidade Federal do ABC (UFABC). O curso tem apoio do Instituto Paulo Freire, da ONG Ação Educativa, do Conselho Federal de Psicologia e das seguintes universidades: FE-USP, UNIFESP, FLACSO, UERJ, UFRJ, UNEB, UFSB, UNIMONTES, UEPA, UFPA, Informa-SUS da UFSCAR. Conta também com apoio dos Institutos Federais do Sul e do Norte de Minas Gerais.
As aulas ocorrerão entre 5 de agosto e 23 de setembro de 2021, em modo remoto e totalmente gratuito, pelo canal da Rede Emancipa de Educação Popular no Youtube. Para obter o certificado oficial da UFABC (20 horas), é necessário se inscrever no site do curso https://emancipapaulofreire.wordpress.com/.