É com grande alegria que convidamos todos os Profissionais da Educação para participar do III Simpósio Nacional de Educação e Inspeção Educacional de Alagoas.
O evento irá discutir Políticas Educacionais face a Legislação Educacional, produzindo conhecimentos, dialogando e trocando experiências, com foco no papel do inspetor educacional e dos profissionais da escrituração escolar.
Veja mais informações sobre o evento promovido pela ASISEAL neste link:
https://doity.com.br/iiisineie (clique aqui ou na imagem para abrir)
A Comissão Eleitoral da AMIE, convoca os associados da Entidade para a Assembleia Geral Extraordinária - Digital para tratar da seguinte Ordem do Dia: eleição dos membros da Diretoria da Associação Mineira dos Inspetores Escolares para o quadriênio 2022 a 2026.
Belo Horizonte, 13 de setembro de 2022.
(Clique aqui ou na imagem para ampliar)
Caríssimos e Caríssimas o tempo nos consome a todos.
No entanto, a Amie , não poderia deixar de homenagear a todos os Inspetores de Minas. Os de perto, os de longe, na ativa ou aposentados. Hoje é uma data festiva, atravessamos mais de um século e meio de existência. Existimos, insistimos e resistimos. Parabéns a cada um de nós. Receba o abraço fraterno de toda a equipe da AMIE.
Homologação de Chapa para Eleição da Diretoria da Associação Mineira de Inspetores Escolares - AMIE.
Belo Horizonte, 12 de setembro de 2022.
(Clique aqui ou na imagem para ampliar)
A AMIE, representada pela presidente Geovanna Passos Duarte, participa do XXII Encontro Internacional de Educação promovido pela ASSERS e 19ª CRASSERS/FRONTEIRA.
Encontro realizado em Sant'Ana do Livramento - RS, nos dias 18 e 19 de agosto de 2022.
(Clique aqui ou na imagem para ampliar)
A AMIE, representada por Simone Mamede, participou no dia 17 de agosto de uma reunião com representantes de vários sindicatos e o presidente da Assembleia. Discutiram o desastre que será a adesão do governo de minas ao RRF.
Leia mais sobre o encontro no jornal O Tempo: clique aqui ou na imagem (www.otempo.com.br/politica/agostinho-patrus-sobre-rrf-nunes-marques-deve-ter-sido-mal-informado-1.2717676?fbclid)
Vamos participar e aprofundar as discussões!
19º Seminário Aberto do FEPEMG: Saúde Emocional e Educação
Com
Jane Patricia Haddad e Hugo Monteiro Ferreira
29 de agosto, 18h
Link direto no YouTube:
youtube.com/watch?v=zV_zWnmCBoU
Edital de convocação de Assembleia Geral Extraordinária
A Presidente da Associação Mineira de Inspetores Escolares - AMIE, no uso de suas atribuições, convoca os sócios da Entidade para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - DIGITAL, através de videoconferência, com base no Inciso I, art. 20 do estatuto da AMIE, com a seguinte Ordem do Dia:
1) Aprovação do Estatuto e do Regimento Interno da Associação Mineira de Inspetores Escolares - AMIE;
2) Eleição dos membros da Comissão Eleitoral;
3) Informes Gerais das ações desenvolvidas pela AMIE, no ano de 2022.
Data: 02/08/2022 - terça-feira
Hora: 18:30 hs - em primeira convocação;
19 hs - em segunda convocação.
Videoconferência: participação pelo Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/csi-hvke-mrn
Todos os Inspetores do Estado de Minas Gerais (EFETIVOS, CONVOCADOS E APOSENTADOS) poderão participar. No entanto, terão direito a voto os associados da AMIE que deverão realizar a inscrição de credenciamento durante a Assembleia, através de link que será fornecido nesta mesma hora, para fins de registros da votação da Assembleia Geral.
Belo Horizonte, 15 de julho de 2022.
(Clique aqui ou na imagem para ampliar)
Veja os informes e documentos sobre as eleições na AMIE clicando aqui
Entre os dias 15 e 17 de julho, milhares de delegados/as/es estiveram reunidos/as/es em Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, na Etapa Nacional da Conferência Nacional Popular de Educação de 2022 (Conape), acumulando mais debates (desde a Conape de 2018) e ratificando um Documento Referência intitulado “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”.
Você está convidado para conhecer o DOCUMENTO RESULTADO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS – CEEMG 2022.
Nele, conforme previsto no texto da lei, o FEPEMG apresenta à sociedade de Minas Gerais o resultado do monitoramento contínuo e da avaliação da execução do Plano Estadual de Educação e o cumprimento de suas metas no território de Minas Gerais.
E, diante da constatação feita durante a CEEMG 2022 de que nenhuma das suas Metas foi alcançada e que nenhuma de suas Estratégias foi efetivada e por avaliar que ainda há tempo hábil para qual desde que haja disposição em cumpri-lo, o FEPEMG vem propor alternativas no formato de táticas para a adequação desse instrumento legal, conforme consta de nossas atribuições.
Esperamos por você, assista no link (clique aqui ou na imagem): https://www.youtube.com/watch?v=1QmYlZ0hcWo
Sigamos fortalecendo o FEPEMG e o cumprimento do PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – Inclusão, Equidade e Qualidade Social: compromisso com o direito e a defesa da educação democrática, gratuita, inclusiva, laica, popular, pública, presencial com segurança para todas as pessoas no território de Minas Gerais.
Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais – FEPEMG
Em comemoração aos 60 anos da AMIE, a Associação homenageará, em vida, 10 Inspetores/Inspetoras Escolares com a Comenda Prof. Aluísio Pimenta via Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Para tanto, solicitamos a contribuição de todos/as os/as associados/as para a referida indicação a partir dos seguintes critérios:
1) Inspetoras/Inspetores que atuaram na fundação da AMIE;
2) Inspetoras/Inspetores que atuaram e atuam na manutenção e no fortalecimento da AMIE;
3) Inspetoras/Inspetores que contribuíram e contribuem coletivamente para o fortalecimento do Serviço de Inspeção Escolar;
4) Inspetoras/Inspetores que não ocupam hoje cargos comissionados ou funções gratificadas na SEE ou nas SREs;
5) Inspetoras/Inspetores efetivas/os, convocadas/os ou aposentadas/os que sejam filiadas/os à AMIE.
Formulário aberto até as 20h do dia 20/04/2022.
IMPORTANTE: SOMENTE OS/AS INSPETORES/AS ESCOLARES ASSOCIADAS/OS À AMIE PODERÃO VOTAR E SEREM VOTADOS
Link votação: bit.ly/amie-comenda
Caríssimos e Caríssimas que estarão se deslocado do interior para participarem da assembleia do dia 12/04 e colegas das metropolitanas A, B e C e também vão a assembleia, venham tomar um café na sede da AMIE. Avise-nos até às 12h de segunda-feira, dia 11, para que possamos nos organizarmos e recebê-los com o carinho que merecem.
Nas próximas eleições vamos demitir o Sr. Zema é todos os políticos que o acompanham nas mentiras. O governo de minas pertence aos mineiros. Não queremos no governo um empresário mentiroso. Será demitido.
“Sobre os recursos do Fundeb 2021 e as irregularidades praticadas pelo governo Zema:
Os valores apresentados no relatório do governo estadual divergem do valor informado no anexo do RREO, quadro Controle da Disponibilidade Financeira e Conciliação Bancária, na linha saldo Financeiro Conciliado (Saldo Bancário), que tem por objetivo comparar os saldos financeiros registrados na contabilidade e os existentes na conta bancária do Fundeb.
Não foi possível verificar se as despesas consideradas pelo Governo, para o cálculo da aplicação de 70,61% na remuneração dos profissionais da educação básica, são de fato despesas que podem ser consideradas como remuneração, pois a SEE/MG não disponibilizou a documentação para a conferência da aplicação na remuneração dos profissionais da educação básica.
O fato do relatório do executivo indicar que o saldo financeiro apurado em 2021 para utilização no início de 2022 (R$ 355.672.833,29) ser diferente do saldo apresentado pela Seplag na Nota Técnica SEPLAG/SPLOR nº. 15/2022 (R$ 385.976.059,00), evidenciando mais uma inconsistência de informações.
O governo descumpriu o art. 21 da Lei do Fundeb e continua transferindo os recursos da conta específica para o caixa único, juntamente a isso, não informou o número da ação/processo que o Estado justifica para continuar com a mesma prática da revogada legislação do Fundeb (Lei 11.494/07).
Está é a verdade dos fatos sobre a avaliação das contas do Fundeb 2021 administradas pelo governo Zema. Não tem transparência! Não tem eficiência!”
Beatriz Cerqueira
Acesse (ou clique aqui) o site da Justiça Eleitoral para encontrar informações oficiais sobre as eleições de 2022.
Mais uma de nós se manifesta de forma objetiva e contundente.
É a reta final, são quatro dias de intensa mobilização.
Não perca o trem da história. Venha fazer parte deste momento. Encerre suas atividades agora, recolha seu aparelho celular, sua internet, seu automóvel e sua eletricidade.
Concentre suas forças e suas tecnologias , pagas com o seu salário, na nossa luta pelo piso salarial .
Contacte o deputado que te pediu voto. Contacte o amigo do deputado que te pediu voto. Diga a ele que agora é hora de votar pelo piso.
Venha a Belo Horizonte, vamos pressionar corpo-a-corpo todos estes deputados.
É um momento único e ao que parece temos grandes chances de lograrmos êxitos .
Clique na imagem ou aqui para ver o vídeo
Bom dia a todos!
Fiquemos atentos à data a ser estabelecida para a votação do projeto de lei referente ao aumento salarial proposto pelo governo do estado. O projeto foi aprovado em primeiro turno (semana passada) com o percentual de 10,06% estabelecido pelo governo. Esta semana serão discutidas as emendas ao projeto inicial. Dentre essas emendas está a emenda proposta pelos representantes dos trabalhadores e trabalhadoras em educação (33%, ou seja, 10,06+22,94%).
Chamo a atenção de todos para:
A Lei Federal n.° 11.738 que estabeleceu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica foi sancionada em 16/07/2008. Se aproximam 14 anos de aprovação desta lei. Pergunta: esta lei foi cumprida pelos governos anteriores? E o atual?Houve um momento em que na iminência de ter que cumprir a lei, o governo estadual, com apoio dos deputados estaduais, em uma madrugada de 2011, utilizando de um artifício constitucional, mudou o modelo remuneratório dos servidores estaduais da educação. Implantou o subsídio, impôs essa forma de pagamento, considerando que ao ser questionado acerca do não pagamento do piso, a resposta seria: em Minas Gerais não há que se falar em piso salarial nacional, pois aqui trabalhamos com o subsídio. Estratégia interessante! Perdemos aquela oportunidade (greve de 111 dias - 2011). Hoje (2022) temos outra oportunidade, muito favorável, para fazer valer a lei. Temos a lei do piso. O governo federal determinou os 33% de reajuste, o estado tem recursos financeiros (inclusive o governo federal ressaltou que os recursos foram repassados aos entes federados).
Atualmente, o governo tenta estabelecer a inconstitucionalidade da Lei 21.710/2015 (que dispõe sobre a política remuneratória das carreiras do grupo de atividades de educação básica). Vale destacar que essa lei extinguiu a remuneração por subsídio e possibilitou, em 2016, um reajuste salarial na época, em consideração à lei do piso salarial, entre outros. Pergunta: qual a real intenção de promover a inconstitucionalidade desta lei?
Finalizo, reafirmando que, temos excelente oportunidade de fazer valer a lei, pois a "bola" agora está com os deputados estaduais, são eles que determinarão se as emendas ao projeto serão acatadas integralmente, parcialmente ou nao.
Assim cabe pressionar o legislativo. Convido a todos e todas para unirmos forças neste sentido. Participem, nesta semana, do movimento em torno da aprovação do seu reajuste salarial. É seu direito, é seu dever! Afinal 33% é bem mais justo que 10,06%, correto?
Boa semana a todos e todas!
Inspetor Escolar Sebastião José da Costa ( Metropolitana B)
V ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - DIGITAL da AMIE - A Presidente da Associação Mineira de Inspetores Escolares – AMIE, no uso de suas atribuições convoca todos os sócios da Entidade para a V ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA/2022 - DIGITAL, que será realizada através de videoconferência.
DATA: 25/03/2022 (sexta-feira)
HORA: 18h30 horas (primeira convocação)
19h (segunda convocação)
LINK DO GOOGLE MEET: https://meet.google.com/hwh-mcfi-nne
IMPORTANTE:
A Assembleia será aberta para todos os Inspetores Escolares do Estado de Minas Gerais (efetivos, convocados e aposentados). O associado deverá ter e-mail com o domínio @gmail.com. Todavia, somente terão direito a voto os IEs associados da AMIE, sendo necessário realizar o credenciamento durante a Assembleia para a efetivação dos votos (o link para o credenciamento será disponibilizado durante a Assembleia).
Belo Horizonte, 23 de março de 2022
Neste dia 23 de março teve "fora Zema e Fora Bolsonaro" durante a Assembleia chamada pelo Sind-ute.
A decisão foi a manutenção da greve por tempo indeterminado.
Precisamos, neste momento, pressionar os deputados para que votem favorável ao pagamento do piso.
O empresário Zema utiliza do desconhecimento de grande parte da população, e a falta de interesse em pesquisar, os elementos de sua fala, dos demais cidadãos, para mentir e enganar.
Se existe inflação significa que existe reposição de perdas.
A proporcionalidade a que ele se refere não se aplica em Minas Gerais. Em Minas Gerais o piso é integral para 24 h.
IV ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - DIGITAL da AMIE - A Presidente da Associação Mineira de Inspetores Escolares – AMIE, no uso de suas atribuições, e devidamente respaldada pelas decisões adotadas na III Assembleia Extraordinária realizada no dia 11/03/2022, convoca todos os sócios da Entidade para a IV ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA/2022 - DIGITAL, que será realizada através de videoconferência, tendo em vista a seguinte Ordem do Dia:
- "Mobilização dos Inspetores Escolares quanto aos direitos reivindicados pelo movimento grevista".
- Encaminhamentos consubstanciados nas decisões votadas pelos IEs associados.
IV ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DIGITAL DA AMIE
DATA: 16/03/2022 (quarta-feira)
HORA: 18 horas 30 minutos (primeira convocação) / 19 horas (segunda convocação)
LINK DO GOOGLE MEET:
https://meet.google.com/yiq-vyzc-xxh
IMPORTANTE: A Assembleia será aberta para todos os Inspetores Escolares do Estado de Minas Gerais (efetivos, convocados e aposentados). O associado deverá ter e-mail com o domínio @gmail.com. Todavia, somente terão direito a voto os IEs associados da AMIE, sendo necessário realizar o credenciamento durante a Assembleia para a efetivação dos votos (o link para o credenciamento será disponibilizado durante a Assembleia).
Belo Horizonte, 14 de março de 2022
III ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - DIGITAL da AMIE - A Presidente da Associação Mineira de Inspetores Escolares – AMIE, no uso de suas atribuições, e devidamente respaldada pelas decisões adotadas na II Assembleia Extraordinária realizada no dia 07/03/2022, convoca todos os sócios da Entidade para a III ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA/2022 - DIGITAL, que será realizada através de videoconferência, tendo em vista a seguinte Ordem do Dia:
- Decisão de adesão à greve.
- Encaminhamentos consubstanciados nas decisões votadas pelos IEs associados.
III ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DIGITAL DA AMIE
DATA: 11/03/2022 (sexta-feira)
HORA: 19 horas (primeira convocação) / 19 horas 30 minutos (segunda convocação)
LINK DO GOOGLE MEET:
https://meet.google.com/rrh-qxos-hpv
IMPORTANTE: A Assembleia será aberta para todos os Inspetores Escolares do Estado de Minas Gerais (efetivos, convocados e aposentados). O associado deverá ter e-mail com o domínio @gmail.com. Todavia, somente terão direito a voto os IEs associados da AMIE, sendo necessário realizar o credenciamento durante a Assembleia para a efetivação dos votos (o link para o credenciamento será disponibilizado durante a Assembleia).
Belo Horizonte, 10 de março de 2022
No dia de comemoração das mulheres a AMIE comemora mas luta. A situação é grave. O piso é lei Federal e o Zema não paga.
Se a situação é grave precisamos de uma GREVE.
Assembléia estadual do SIND-UTE e os/as Inspetores Escolares presentes. Presentes no pátio da ALMG, e presentes em Coronel Fabriciano.
Pague o FUNDEB que nos deve!
Queremos o piso nacional de educação.
Somos contra o RRF - o Regime de Recuperação Fiscal.
Sobre reposição de horas de trabalho pelos inspetores escolares em virtude de adesão à paralisação das atividades.
(Clique aqui ou na imagem para ler o documento e aqui para a segunda página)
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - DIGITAL da AMIE - Associação Mineira de Inspetores Escolares, realizada através de videoconferência, tendo em vista a seguinte
Ordem do Dia:
1. Definição, pela categoria, quanto à paralisação do dia 08/03/2022.
2. Mobilização da categoria.
3. Encaminhamentos consubstanciados nas decisões votadas pelos IEs associados.
ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DIGITAL DA AMIE
DATA: 07/03/2022 (segunda-feira)
HORA: 18h30min (primeira convocação); 19h (segunda convocação)
LINK DO GOOGLE MEET:
IMPORTANTE:
A Assembleia será aberta para todos os Inspetores Escolares do Estado de Minas Gerais (efetivos, convocados e aposentados). O associado deverá ter e-mail com o domínio xxxx@gmail.com. A plataforma comportará 500 participantes. Todavia, somente terão direito a voto os IEs associados da AMIE, sendo necessário realizar o credenciamento durante a Assembleia para a efetivação dos votos (o link para o credenciamento será disponibilizado durante a Assembleia).
Belo Horizonte, 2 de março de 2022
Resumo e encaminhamentos da Assembleia: clique na imagem ou aqui para ampliar.
O momento é agora, não teremos outra oportunidade.
Ou pressionamos o empresário Zema a pagar o piso, ou vai nos enrolar com a história de que não tem dinheiro, que o governo passado destruiu o estado.
E o governo presente? o que ele fez para construir?
O sind-ute fez um estudo criterioso da aplicação do piso nas carreiras, veja como será seu salário com esta aplicação (clique aqui para ver). Se vc (enquanto trabalhador/a) não luta pelo seu salário, lutará pelo que nesta vida?
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - DIGITAL da AMIE - Associação Mineira de Inspetores Escolares, realizada através de videoconferência, tendo em vista a seguinte
Ordem do Dia:
1)Rateio do FUNDEB para os IEs;
2) Recomposição Salarial dos IEs;
3)Concurso Público para os cargos vagos de IEs nas SREs;
4) Regime de Teletrabalho para os IEs;
5) Mobilização dos IEs de acordo com as propostas a serem apresentadas, discutidas e votadas durante a Assembleia;
5) Encaminhamentos consubstanciados nas decisões votadas pelos IEs associados.
DATA: 22/02/2022 (terça-feira)
HORA: 18:30hs (primeira convocação) / 19:00hs (segunda convocação)
LINK DO GOOGLE MEET: https://meet.google.com/nzc-sxca-vom
IMPORTANTE: A Assembleia será aberta para todos os Inspetores Escolares do Estado de Minas Gerais (efetivos, (convocados e aposentados). Todavia, somente terão direito a voto os IEs associados da AMIE, sendo necessário realizar o credenciamento durante a Assembleia para a efetivação dos votos (o link para o credenciamento será disponibilizado durante a Assembleia).
Belo Horizonte, 07 de fevereiro de 2022.
Sobre o novo valor do piso salarial nacional do magistério, válido a partir de 1º de janeiro de 2022, conforme determina a Lei 11.738. Para este ano, o piso é de R$ 3.845,63 e deve ser pago como vencimento inicial das carreiras de magistério aos/as professores/as com formação de nível médio na modalidade Normal, em todas as redes públicas de educação básica. Docentes com nível superior devem receber valores acima do piso, a serem estabelecidos nos planos de carreira, cargos e salários de cada ente federado.
Link para assistir no Youtube:
Para conhecimentos das/dos associadas/os da ativa.
A volta as atividades escolares é um desejo de todos.
Sabemos que a pandemia , e a condução da pandemia pelo governo federal e por alguns governos estaduais causou um prejuízo incalculável para o serviço público e a vida escolar dos alunos.
No entanto, estamos novamente diante de uma explosão de contaminação. A vacina salva, como podemos comprovar. Mas a contaminação em massa colocará em perigo nossas crianças e promoverá uma super lotação dos leitos dos hospitais.
Por isto, acreditamos que a volta ao trabalho precisa ser progressiva e dialogada e mais, a nova realidade frente a oferta dos serviços públicos (o teletrabalho) precisa melhor ser discutida para que profissionais com a mesma lotação tenham o mesmo tratamento em relação a sua oferta.
Este é o primeiro passo para deflagrarmos uma greve. Sem rateio sem trabalho.
(Clique aqui ou na imagem para ler o documento)
O prefeito de Montes Claros já publicou como será a Distribuição do recurso do Fundeb, e o governador de Minas?
Dia 22 de novembro ocorreu uma reunião virtual da Amie com as/os Inspetoras/es de Manhuaçu, Ponte Nova, Pouso Alegre, São João Del Rei, Sete Lagoas e Ubá.
Dia 29 com as SREs- Barbacena São Sebastião do Paraíso, Uberaba, Metropolitana A e Ituiutaba.
Conferência Livre Desafios para a Gestão Democrática na Educação
Realizado em 29/out/2021
Convidados
Carlos Roberto Jamil Cury - Professor adjunto da PUC/MG
Luiz Dourado - Professor Titular Emérito da UFG
Mediadora: Maria Helena Augusto - GESTRADO/FAE/UFMG ANPED/FEPEMG
Assista no Youtube pelo canal da AMIE: youtube.com/AmieMG
Organização
AMIE-ANPAE-ANPED-ANFOPE-SindUTE-FITE
Conferência Livre: Formação e Valorização do trabalho docente
Realizada em 28/set/2021.
Convidados
Helena Freitas - Professora aposentada da Unicamp/Anfope
Leda Scheibe - Professora Titular Emérita da UFSC/Anfope/Anpae/Anped e Editora da Revista Retratos da Escola - CNTE
Denise Romano - Coordenadora Geral do Sind-ute
Mediadora: Maria Simone Ferraz Pereira - Faced/UFU - Diretora da Anpae Seção MG
Assista no Youtube pelo canal da AMIE: youtube.com/AmieMG
Organização
AMIE-ANPAE-ANPED-ANFOPE-SindUTE-FITE
Falecimento da Inspetora Escolar aposentada Maria Rita Pereira Campos em 4 de julho de 2021.
Os participantes que compõem o XXIX Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação (FESED),
que subscrevem esta, reunidos no período de 18 a 19 de maio de 2021 através de reunião on-line, deliberaram:
Somos contra a reforma administrativa. Esta reforma não resolve o problema dos privilégios do serviço público, porque aqueles que de fato são privilegiados (juízes, promotores, militares) não vão entrar na reforma.
A reforma administrativa é um complemento da reforma trabalhista: acaba com os empregos no Brasil. Tornando trabalhador uma mera mercadoria no balcão de compra e venda que se tornará o serviço público no Brasil.
Você precisa acionar o seu deputado. Aquele que foi até vc e pediu um voto. Aquele para qual você distribuiu santinhos, colocou a cara dele no seu face.
Ele sim é um EMPREGADO do povo.
Conferência Livre: Educação pública no Brasil e em Minas Gerais: rumo a CONAPE 2022
Realizada em 9/set/2021
Convidados/as:
Heleno Araújo - Presidente da CNTE Coordenação do FNPE Fórum Nacional Popular de Educação
Analise de Jesus da Silva - Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais
Denise de Paula Romano - Coordenadora - geral do Sind-ute
Moderador: Marcelo Soares Pereira da Silva - Vice Diretor ANPAE-MG-UFU
Assista pelo o canal de vídeos da AMIE no Youtube
Ou no link direto:
A Associação Mineira de Inspetores Escolares vem a público repudiar veementemente a publicação e o teor do Memorando-Circular no. 10/2021 SEE/DIAD - SOCIOFUNCIONAL, de 26 de abril de 2021, que dispõe sobre o programa de avaliação e acompanhamento da saúde mental dos(as) servidores(as)-alvo...
A AMIE faz parte do Conselho do FEPEMG e também está publicando esta Nota de 11 de junho de 2021.
O Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais/FEPEMG apresenta seu posicionamento sobre o retorno das atividades escolares presenciais da Educação Infantil, autorizadas a partir de 26 de abril de 2021 em Belo Horizonte.
No programa Educação Resistência e Ação de 4 de maio debatemos com a convidada Geovanna Duarte sobre a militarização e a municipalização da educação e o programa Somar, e os desafios da educação em tempos de pandemia.
Assista no Canal Coletivo Alvorada e acompanhe nossas redes:
Youtube: www.youtube.com/coletivoalvorada
Facebook Coletivo Alvorada: www.facebook.com/AlvoradaB/
14º Seminário Aberto do Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais/FEPEMG, realizado em 15/jul/2021.
Tema: Os impactos do Projeto Mãos Dadas/SEE no Plano Estadual de Educação de Minas Gerais.
Convidados:
- Deputada Estadual Beatriz Cerqueira, Presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
- Técnico Diego Severino Rossi, do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos/DIEESE:
- Igor Alvarenga Oliveira Icassatti, Subsecretário de Articulação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Mediação: Prof. Analise de Jesus Silva (Coordenadora do FEPEMG)
Assista pelo o canal de vídeos da FEPEMG no Youtube, ou no link direto:
13º Seminário Aberto do Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais/FEPEMG
Realizado em 30abr21
Hoje é dia de luta.
Não é só a defesa do *servidor publico* que por si só já valeria a luta, mas é principalmente pela oferta do serviço público que é devido a todos, não só aos mais desvalidos mas a todos os cidadãos brasileiros.
Bolsonaro e Zema buscam entregar a oferta dos serviços públicos para a iniciativa privada. Colocando em um balcão de vendas aquilo que é primordial para a sociedade: saúde, educação, segurança, energia, recursos hídricos e por aí vai…
Só os servidores públicos defendem os serviços públicos. As entidades de classe estão nas ruas , resistindo , fazendo oposição.
Os cargos comissionados , as funções gratificadas estão calados ou fazendo campanhas diretas e indiretas para eleger este governo de rebaixamento
A bancada em prol do serviço público (educação, saúde, segurança, correios, Petrobras e outros) estava toda presente (PT), agora os entreguistas escondidos dentro da ALMG (PSDB, MDB, Patriotas, PSL, NOVO e outros) ...
3 de dezembro.
Promovido pela AFOR - Ação Formativa 2021 - um projeto das associações e sindicato: ACSE (MS), AIERGS(RS), AMIE(MG), AOESC (SC), APIES (RJ), ASESC (SC), ASFOE (RJ), ASISEAL (AL), ASSERS (RS) e SINDESPE (MG).
Dia 2 de dezembro - 18h30 (horário Brasília) ou 17h30 horário MS
Seminário 12 - Módulo VI - A formação transversal nos caminhos da Educação Básica
Com Andrea Brandão Lapa
Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na Linha Educação e Comunicação no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSC) onde foi coordenadora entre 2019/2020. Lidera o grupo de Pesquisa Comunic, com ênfase na pesquisa sobre a apropriação crítica e criativa das TIC na educação para a cidadania na cultura digital, com foco em: educação em direitos humanos com TIC, internet e democracia, alfabetização midiática, educação remota e a distância, formação de professores para a integração de TIC. Coordena o Núcleo UFSC no projeto "Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã", uma investigação em rede de colaboração internacional que realiza uma pesquisa ação participativa e ativista na escola básica através da experimentação de uma metodologia colaborativa para a educação hacker em direitos humanos, uma perspectiva ativista de empoderamento, autoria e produção colaborativa com tecnologias.
Seminário aberto a todos que desejarem assistir, mesmo não inscritos.
Link para assistir no Youtube:
Realizado dia 25 de novembro
Seminário 11 - Módulo VI - A formação transversal nos caminhos da Educação Básica
Com Rita de Cássia Fraga Machado
Coordenadora geral da Instituição As Pensadoras. Professora de Filosofia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no campus Tefé, é vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UEA. É pesquisadora associada ao GT Filosofia e Gênero da ANPOF (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Filosofia). Tem diversas produções nos Estudos Feministas, na Filosofia Feminista e Mulheres.
Assista a gravação no Youtube:
Quem não pode assistir no dia, de forma síncrona, poderá assistir no link https://youtu.be/kCPwbj0fn2g
A presidente da AMIE, Geovanna Passos Duarte, fez uma análise de conjuntura para explicar onde estamos enquanto especialistas da educação, aqui em Minas somos chamados de Analistas, mas pelo artigo 64 da lei 9394/96, somos especialistas e o Assessor da Inspeção Escolar, Paulo Leandro de Carvalho, trouxe uma discussão sobre que tipo de Pedagogo precisamos ser.
Assista, comente e divulgue.
Canção Óbvia - Paulo Freire (BRASIL 1921-1997). Canção Óbvia foi escrita em Genève, março de 1971.
Escute o episódio pelo player acima, ou neste link